4 Curiosidades sobre o cacau

Quem é que consegue resistir a um saboroso pedaço de chocolate, ainda mais se for da cacauway? Pois é, mas esse doce só existe por causa do cacau. E para homenagear essa fruta, preparamos esse artigo com almas curiosidades. Já pegou sua trufa? Então, boa leitura!

O cacau já foi mais valioso que ouro e prata

Quando os primeiros navios espanhóis aportaram na América do Sul, os exploradores descobriram que os índios não se importavam tanto com a prata ou o ouro da mesma maneira que valorizavam o cacau. O motivo de tudo isso? O cacau sempre foi considerado pelos índios uma das oferendas mais importantes para os deuses Maias.

As primeiras receitas de chocolate foram criadas pelos Astecas

Quem desenvolveu as primeiras receitas de chocolate foram os Astecas, por volta de 1400, quando dominaram os Maias. Eles preparavam uma bebida à base de cacau, pimenta, água, mel e especiarias que atendia pelo nome de xocoatl (que significava água amarga) ou cacauhalt (água do cacau). Ao longo dos anos, a receita passou por um número significativo de alterações, chegando na formulação sólida e saborosa que conhecemos e amamos.

O cacau é um antioxidante tão poderoso quanto o vinho

Essa pequena fruta é responsável por conter um volume relativamente alto de antioxidantes em sua concentração (em alguns casos, podendo apresentar até 12 vezes mais compostos do que o vinho). Os antioxidantes são compostos responsáveis por controlar o efeito dos radicais livres em nosso organismo, evitando o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, degenerativas e até alguns tipos de câncer.

Faz bem para o coração

O cacau é o principal responsável pelo aumento da produção de serotonina no nosso organismo, quando consumimos chocolate ou receitas que tem esse ingrediente em suas preparações. A serotonina é o hormônio responsável pela nossa sensação de prazer e, por isso, logo após a ingestão de cacau, você se sente mais bem disposto e bem humorado – e é exatamente por isso que indicamos o consumo de chocolate para tratar sintomas da TPM ou até mesmo para auxiliar no controle da depressão.

 

Comentários

Veja Também